Fevale Pet Boutique & Salon

terça-feira, 31 de março de 2015

Nunca dê chocolate para o seu cachorro!

Se você é o tipo de pessoa que adora compartilhar um pedacinho de chocolate com o seu amigo para lhe fazer um agradinho, você pode estar envenenando o seu cachorro.
 
A maioria dos donos não sabe que embora o chocolate seja inofensivo para nós, humanos, pros cães ele pode significar a morte. 
A quantidade de chocolate que pode ser ingerida depende do tamanho do animal, mas cada individuo tem uma resistência diferente, por isso o melhor é afastar ao máximo o seu cão desse alimento. É mais seguro e saudável você comprar chocolates específicos para cachorros, feitos com ingredientes que não afetam sua saúde.
 
O componente tóxico que afeta o seu cão é chamado teobromina, é facilmente metabolizado pelo organismo humano. Os cães não conseguem eliminar teobromina rápido o suficiente e acabam intoxicados.


 Permitir que seu cão coma uma pequena quantidade de chocolate pode fazê-lo vomitar. Quantidades maiores podem causar tremores musculares, ataques cardíacos e hemorragias internas.





Apenas 25g de chocolate pode envenenar um cão de 20kg.

 
Como curiosidade, os diferentes tipos de chocolate tem nível diferente de teobrumina. Chocolate branco é o menos perigoso, enquanto os chocolates mais escuros são os piores. Na dúvida, nuncanunca dê chocolate para o seu amigo. Existem muitas outras formas de agradá-lo sem correr riscos. Com cenoura, biscoitinhos para cães...



Matéria originalmente publicada por: Tudo sobre Cachorros



sexta-feira, 27 de março de 2015

EVENTO: Projeto Segunda Chance

No próximo domingo acontecerá em São Paulo, o evento de adoção da ONG Projeto Segunda Chance. Você poderá conhecer entre cães adultos e filhotes, o seu novo melhor amigo!
Além disso, o evento contará com a venda de produtos, como canecas, chaveiros e camisetas, com verba toda revertida para o cuidado dos cães que a ONG toma conta.




O evento será realizado na Av. Cidade Jardim, 1013 - Itaim Bibi - SP/SP das 10 às 16hs.
E se você quer conhecer mais sobre o Projeto Segunda Chance, acesse o facebook:

Projeto Segunda Chance



*Hávera venda de cupcakes com verba revertida para outros fins de cunho filantrópico.

quarta-feira, 25 de março de 2015

GUIA DE RAÇAS: SCHNAUZER


SCHNAUZER 

O Schnauzer é uma raça originária da Alemanha. A Palavra alemã Schnauze significa focinho, o que tem muito a ver com essa característica tão singular da raça.
A raça é dividida em 3 variedades: Mini, Standard e Gigante, sendo que esta é considerado por alguns como uma raça independente.
Os Schnauzers são cães robustos, possuem aparência forte e atarracada e dispõem de muita energia e disposição. Tem ótimo caráter e se dão muito bem com crianças. 

Sendo uma raça muito rústica possuem pouca disposição a doenças genéticas e são muito tolerantes a condições adversas.
Possuem pelo duro de arame e denso. Não necessitam de muitos banhos, a não ser quando realmente estão sujos, mas necessitam de escovação semanal. Os exemplares de exposição devem passar por um processo de Hand-Stripping cerca de 15 dias antes das exposições mas os exemplares de casa podem ser tosados à máquina mesmo.
Têm como característica marcante a sua famosa barbicha.





SCHNAUZER STANDARD
Também chamado de médio, o Schnauzer Standard é o primeiro da família e quem deu origem às outras duas variações.


Inicialmente usado como cão de cocheira é avido caçador de ratos. Hoje em dia é utilizado como cão de companhia e de guarda, mas mantém vivo seus instintos de caçador.
Trata-se de um cão de extremo caráter, tranquilo e incorruptível. Fácil de ser adestrado, adora crianças, é atento e silencioso (ao contrário de seu parente menor), o que o credencia como ótimo para apartamentos, contanto que seus donos sejam disciplinados e não deixem de exercita-lo diariamente
É muito apegado à família, entretanto como bom cão de guarda, que é, é bastante desconfiado com estranhos.

SCHNAUZER MINIATURA
Praticamente uma cópia do seu irmão Standard, o Schnauzer Miniatura nasceu de uma rigorosa seleção de Standards de pequeno porte e uma elaborada dieta alimentar durante varias gerações até chegarem à variedade Miniatura conhecida atualmente.
O Miniatura é mais fácil de ser adestrado que seus irmãos maiores, porém ao contrário deles é um Ladrador nato.

Vive muito bem até mesmo nos menores apartamentos, com o pequeno detalhe de latir demais, porém por ser um esportista nato também requer de disciplina de seus donos para que faça exercícios diários.
Mesmo com seu pequeno porte, o Miniatura exerce muito bem a função de guarda, pois é bastante corajoso e fiel.
Adora a vida em família e tem muita disposição para brincar com as crianças.


SCHNAUZER GIGANTE
A variedade Gigante passou a ser reconhecida somente em 1925, sendo portanto o mais novo da família. Alguns especialistas dizem que para se chegar a essa variedade foram introduzidos cruzamentos de Dogue Alemão e Bouvier de Flandres ao Schnauzer Stander.


Na Alemanha, de onde é oriundo, era utilizado como cão de boiada, porém mantem também os mesmos instintos de caça a roedores de seus irmãos menores.
De temperamento Incorruptível, enorme força, lealdade e coragem, aliados a um forte instinto de guarda e defesa, é um excelente guardião e foi muito utilizado nas primeira e segunda guerras (o que quase o levou à instinção) e hoje é presença constante na policia Americana
Possui uma aptidão incrível para esportes e precisa de espaço para viver feliz. Por isso, pelo seu porte grande e pelo seu alto nível de atividade, não é um cachorro para apartamentos.
Ao contrário de seus irmãos menores, não é um cão para qualquer um, precisa de um dono com pulso forte, pois é bastante dominador e vai sempre tentar impor sua vontade.
Adora brincar com as crianças e é muito leal a sua família, porém costuma não tolerar bem outros cães, principalmente do mesmo sexo.



Padrão da Raça:
Standard
Miniatura
Gigante

terça-feira, 24 de março de 2015

Tabela de Gestação Canina


Voltando a falar do bem-estar dos animais, hoje trazemos uma pequena tabela da gestação canina, que pode ser muito útil para aqueles que tem em mente a cruza de seus cães.
Porém, é sempre bom ressaltar, que uma cruza é válida se for de criação totalmente 
RESPONSÁVEL, caso o contrário é altamente recomendado que você CASTRE seu cãozinho, seja ele macho ou fêmea, evitando assim problemas futuros, especificamente o abandono e o sofrimento do animal, que muitas vezes acontece devido a cruzamentos irresponsáveis.

Mas se no caso, você possui toda a estrutura para que tanto a mãe, como os filhotes, tenham uma gestação e vida confortáveis, essa tabela pode te ajudar a acompanhar e prever a chegada dos bebês.
Clique na imagem para vê-la em tamanho original


segunda-feira, 23 de março de 2015

SAÚDE: Manobra de Heimlich para cães

Hoje preparamos um pequeno tutorial de primeiros-socorros quando o caso for a obstrução das vias aéreas do cão, ou seja, no caso do cão se engasgar com algum objeto.
É um incidente que pode ser considerado comum, principalmente quando o animal tem acesso a objetos da casa. Essa situação pode até mesmo, levar ao óbito do animal, por isso esses procedimentos podem não somente ajudar, mas salvar a vida do seu pet.
Mas LEMBRE-SE em caso de EMERGÊNCIA, levar direto ao VETERINÁRIO:


Manobra de Heimlich para cães

A) Coloque o cão de cabeça para baixo como se fosse um "carrinho-de-mão"; 

B) Deslizando o dedo de um lado para o outro, procure ver se o objeto pode ser deslocado;

C) Comprima o abdômen do animal, empurrando-o para cima com seu punho;

D) Um "golpe forte" entre os ombros do animal pode fazer com que o objeto seja expelido. 



Tradução livre: Fevale Pet

sábado, 21 de março de 2015

TRIMMING x Grooming x Tosa


TRIMMING

Trimming é a palavra em inglês para Tosa, porém no Brasil adotamos a palavra Trimming quando nos referimos à tosa
original da raça, seja ela de cão ou gato enquanto usamos a palavra Tosa para tosas artísticas ou mesmo para raspar o animal.

No Trimming, o profissional Groomer (esteticista animal) além de acertar o animal ao padrão da raça, busca, principalmente, acentuar as virtudes e esconder os defeitos daquele animal fazendo com que ele fique mais belo e harmônico. 

Cada raça possui características de acordo com a função
para que foi criada, e são essas características que dão a "cara" que a raça possui, e a função principal do Trimming é ressaltar e padronizar essas características.

É importante salientar que existem várias técnicas de trimming de acordo com a raça e seu tipo de pelagem.  


TOSA

No Brasil chamamos de tosa toda intervenção estética realizada no animal, por exemplo, tosa bebê, tosa japonesa, tosa americana, etc... até mesmo quando raspamos o animal. Quando o preparamos com a "tosa da raça" com a técnica correta ,chamamos de Trimming.

Obs.: Algumas raças são preparadas com a marcação correta da raça porém não com a técnica correta, nesse caso não estamos realizando um Trimming e sim apenas uma falsa Tosa da raça. Por exemplo o Schnauzer que costuma ser preparado em Petshops com a utilização de máquina enquanto no trimming da raça a técnica a ser utilizada deve ser o hand-stripping que conserva a textura original da pelagem.



GROOMING

Grooming vem do inglês preparação, ou seja, é toda a preparação que fazemos no animal. O banho,  retirada de nós, a escovação, hidratação ou qualquer serviço para deixar o animal pronto, limpo preparado para ir para casa, para um passeio ou uma pista de exposição é chamado de Grooming.





quarta-feira, 18 de março de 2015

GUIA DE RAÇAS: BASSET HOUND

BASSET HOUND

O Basset Hound tem sua origem na França da idade média mas foi desenvolvido como conhecemos hoje  na 
Grã-Bretanha, é um rastreador de patas curtas muita substância e resistência. Tem como suas principais características: as suas longas orelhas , certa quantidade de pele solta e voz melodiosa .
Pode ter no máximo 38 cm na cernelha e pesar , em alguns casos, mais de 30 Kg , todas as cores aceitas nos Hounds podem compor a marcação do Basset Hound , mas as mais comuns e conhecidas são os tricolores que são marrom preto e branco em diversas variações e os bicolores que podem ser laranja e branco ou limão e branco.
São extremamente amorosos e dóceis inclusive com crianças pequenas , tem um linear de agressividade praticamente inexistente e ao contrário do que sua expressão pode dar a entender, são muito ativos e brincalhões, não são cães de busca ou recolhedores, são cães que em sua origem caçavam pelo faro em grande bandos e com sua voz profunda e melodiosa avisavam ao caçador que haviam achado a presa, portanto não são apreciadores de bolinhas e brinquedos e sim da companhia constante de seus donos e de outros cães. É um cão cheio de qualidades e bastante divertido, costumamos dizer que uma tarde na varanda do quintal cercado de Bassets é uma diversão sem fim.


É difícil falar sobre defeitos quando falamos sobre a raça que amamos e que nos dedicamos há tantos anos, mas o manejo de um Basset Hound deve ser focado em disciplina e atividade pois são cães de matilha e tem como característica ( o que pode ser chamado de defeito) a personalidade forte e teimosa aliada a grande inteligência o que os faz se tornarem com muita frequência líderes de "matilha" , que no caso são seu donos e todos de casa, quando não manejados corretamente, e isso pode causar alguns transtornos. Também por serem cães de matilha, tem ojeriza a solidão.


Portanto o dono ideal para um Basset Hound é aquele que de preferência já tenha experiência com cães e tempo para conviver com eles. Requerem um bom espaço para se exercitarem e tomar frequentes e demorados banhos de sol, convivem bem com outros cães e pets, necessitam de exercícios diários, alimentação balanceada, poucos banhos, escovação no mínimo semanal e manutenção constante de unhas e ouvidos, são totalmente desaconselháveis para quem mora em apartamentos e para os que saem para trabalhar de manhã e voltam a noite deixando o cão sozinho por longos períodos.

As doenças mais comuns na raça são: a otite, problemas de pele (decorrentes de alimentação inadequada, muitos banhos sem a perfeita secagem principalmente em suas dobras e falta de sol), a obesidade decorrente de falta de exercícios físicos e alimentação inadequada e em excesso e no caso das fêmeas, a gravidez psicológica que pode causar mastites e infecções de útero.

Portanto, os requisitos básicos para se ter um Basset são:
- Ser um dono experiente e disciplinador; 
- Ter afeição a rotina;
- Ter tempo para se dedicar ao cão, gostar de brincadeiras e travessuras, gostar de caminhadas e querer um cão que seja muito dócil e amoroso com todos da família sem nenhum instinto de guarda.
Quem se enquadrar nesse perfil, jamais irá querer ter outra raça.

Por: Orlando Neto & Paula Belmonte (árbitros CBKC/FCI e proprietários do Great Titãs Kennel)

terça-feira, 17 de março de 2015

DICA: Vacinação e Vermifulgação Canina

Entre os cuidados necessários que devemos ter com os cães, a vacinação e a vermifulgação são etapas necessárias para se evitar vários tipos de contaminações.

A vermifulgação é essencial em cães adultos e filhotes para que estes não sejam contaminados por doenças transmitidas por vermes infecciosos
A vacinação é outro ponto essencial para evitar que os cães contraiam doenças, que podem até ser letais em alguns casos, por isso eles devem ser imunizados antes de frequentarem as ruas.

Pensando nisso, segue para os leitores, uma tabela base com a idade e datas em que deve ser feita a vermifulgação e a vacinação.


domingo, 15 de março de 2015

EVENTO: SP Dog Run

O shopping SP Market virará palco de cães esportistas em 12 de abril, um domingo, por causa da segunda edição da SP Dog Run. Com público estimado em 1500 pessoas, o evento possui o esquema de corrida, às 8h30, e caminhada, às 9h, em percursos de 2 quilômetros. Na primeira modalidade só participam duplas, formadas por um cachorro e um humano; na outra, famílias podem aproveitar o percurso junto do animal.

As inscrições custam 30 reais (mais 5,50 reais de taxa de conveniência do site), devem ser feitas pelo site www.spdogrun.com.br e estão abertas até 8 de abril. Antes das provas, os inscritos ganham um kit com camiseta oficial e brindes dos patrocinadores. Depois, todos levam medalhas. Outra atração do espaço será uma tenda destinada aos pets, com comidinhas e cuidados estéticos.


Matéria originalmente postada por: Carolina Giovanelli no site VejaSP/Bichos

quarta-feira, 11 de março de 2015

GUIA DE RAÇAS: DOGUE ALEMÃO


ORIGEM e HISTÓRIA
O Dogue Alemão possui muitas denominações, é chamado de Alano na Itália, Great Dane na Inglaterra e USA, Dinamarquês na Baviera e na Dinamarca, Dogue de Ulm (uma pequena cidade de Wurtemberg/GER) e muitos outros nomes. Isso mostra o quanto pode ser controversa sua origem

A Teoria mais aceita é de que o Dogue descende dos Alantes, cães grandes introduzidos na Europa pelos Alanos, povo Irânico expulso pelos Hunos, que migraram para aquele continente. Assim, como os Godos, Busgúndios e outros povos da época, eram guerreiros e se utilizavam de cães de guerra combativos, como auxiliares nas escaramuças. Nos baixos-relevos dos túmulos em Beni-Hassan aparecem cães cuja poderosa silhueta lembra a do Dogue Alemão.

Desde o seu surgimento, com passagem registradas em tapeçarias e artefatos medievais, até a atualidade, esse molosso foi tomando ares nobres e refinados, o que pressupõe uma grande evolução estética.



Embora sejam muitos os nomes dados a esses cães, trata-se com certeza do mesmo cão, que após ser adotado pelas cortes principescas foi elevado à mais alta escala social, chegando ao ponto de usarem coleiras de ouro maciço.

No século XIX, a cinofilia começou a firmar-se como ciência e foi nesta época que a Alemanha decidiu estabelecer um único nome à raça. Em 1870, o Chanceler alemão Bismarck, possuía dois dogues de Ulm (dogue alemão) e gostava de exibir-se com eles. A cinofilia alemã considerava essa raça como sendo essencialmente nacional, porém alguns cinólogos davam-lhe o nome de “grande dinamarquês” , o que criava um problema de nacionalidade.

Finalmente em 1877, os alemães oficializaram o nome DEUTSCH DOGGE, e todos os animais pertencentes à esta raça, mesmo que registrados com nomes diferentes, foram apresentados na exposição canina de Frankfurt com a nova denominação.
Em 1937, a discussão sobre o nome desses cães, ainda não era pacífica, sendo que a Dinamarca chamava para si a paternidade da raça; o delegado do The Kennel Club Dinamarquês apresentou novos dados sobre a questão e advogava a adoção da denominação de Grande Dinamarquês, como nome oficial.

Na realidade, não se tratava de simples questão de vocabulário, ou nacionalismo, pois segundo o Dr. Locquet, era provável que naquela época existissem 2 variedades de cão: a do Grande Dinamarquês (não reconhecida) e a do Deutsche Dogge, mais importante numericamente.

A Segunda Guerra Mundial encerrou de modo trágico toda essa discussão. O Grande Dinamarquês foi extinto, ficando apenas o Deutsche Dogge, cuja denominação foi adotada oficialmente.

COMPORTAMENTO
Esse Gigante é um cão de temperamento formidável, capaz de fazer o que for preciso para defender o dono e seu patrimônio. Cão de temperamento muito amável, principalmente com crianças de quem é excelente companheiro, é um excelente cão de família. Dócil, porém muito determinado e corajoso esse cão é também um excelente cão de guarda, pelo seu tamanho intimida e raramente precisa atuar na guarda pois são poucos os que tem coragem para confrontá-lo, mas se necessário sabe exercer muito bem a guarda ativa. Normalmente atua acuando o invasor, chegando ao ataque apenas se não tiver outra alternativa.



Para que a convivência com o Dogue seja a mais prazerosa possível, é bom educá-lo desde cedo, pois devido à sua envergadura, um animal desobediente e desastrado pode causar danos de grandes proporções . O Dogue Alemão aprende depressa e tem uma grande vontade de agradar o dono, o que faz com que consiga-se o que quiser dele.

VARIEDADES
Entre as várias características que agradam no dogue alemão, a variedade de cor é com certeza uma das mais importantes.

Os Dogues são divididos em três variedades de acordo com sua coloração:
• Dourada, que engloba os Dogues de cor Dourada e Tigrada;
• Azul, que que compreende cães azuis e pretos;
• Arlequim onde encontramos cães arlequins, pretos, plaqueados, mantados e merles.


Importante, as variedades só devem ser cruzadas com cães da mesma variedade, evitando assim o aparecimento de cores fora do padrão.
Os pretos estão em duas variedades diferentes, isto porque os que descendem de arlequim são geneticamente diferentes dos que descendem de azuis, logo não devem ser misturados, os cães oriundos de azul devem cruzar apenas com cães azuis ou pretos de azul e os pretos filhos de cães da variedade arlequim devem acasalar apenas com outros cães dessa mesma variedade.


O Dogue Alemão é um cão extraordinário que faz muito bem as funções de companhia e de guarda e por ser uma raça muito apegada ao dono e que gosta de viver junto da família não é a raça ideal para quem quer um cão de quintal, ele gosta de viver dentro de casa. podendo viver até mesmo em apartamentos, contanto que tenha uma rígida rotina diária de exercícios.
A pessoa que deseja ter um Dogue deve ainda, levar em consideração o porte desse cão e que ter um Dogue Alemão significa ter um bebe em casa maior que muitas raças adultas, ou seja, paciência redobrada com o “pequeno” pois os estragos são quase que inevitáveis. Além disso deve-se sempre levar em consideração os gastos com alimentação, veterinário, etc que sempre são redobrados devido ao porte da raça. 




Obs.: Os Dogues podem ou não ter a orelha operada para mante-la em pé, porém a legislação Brasileira vigente proíbe o corte.

Padrão Oficial da Raça

Por: Roberta Zeppelini (Proprietária do canil Double M Kennel) e
Alexandre Arruda (Groomer do Fevale Pet Boutique & Salon)

segunda-feira, 9 de março de 2015

Boas Vindas

É com enorme prazer, que hoje, dia 09/03/2015, iniciamos o Blog Fevale Pet, mais um projeto da Fevale Pet Boutique & Salon.
Traremos toda semana, dicas sobre consultoria canina, guia de raças, dicas sobre banho e tosa e as últimas novidades do mercado pet para você ficar dentro desse mundo que cresce a cada dia no Brasil e no mundo.
Esperamos que vocês, leitores, clientes e amigos, apreciem todo o conteúdo que será publicado aqui, pois o mesmo será feito com muita dedicação para que se sintam cada vez mais perto da nossa realidade.
Sejam muito bem vindos !