Fevale Pet Boutique & Salon

quarta-feira, 25 de março de 2015

GUIA DE RAÇAS: SCHNAUZER


SCHNAUZER 

O Schnauzer é uma raça originária da Alemanha. A Palavra alemã Schnauze significa focinho, o que tem muito a ver com essa característica tão singular da raça.
A raça é dividida em 3 variedades: Mini, Standard e Gigante, sendo que esta é considerado por alguns como uma raça independente.
Os Schnauzers são cães robustos, possuem aparência forte e atarracada e dispõem de muita energia e disposição. Tem ótimo caráter e se dão muito bem com crianças. 

Sendo uma raça muito rústica possuem pouca disposição a doenças genéticas e são muito tolerantes a condições adversas.
Possuem pelo duro de arame e denso. Não necessitam de muitos banhos, a não ser quando realmente estão sujos, mas necessitam de escovação semanal. Os exemplares de exposição devem passar por um processo de Hand-Stripping cerca de 15 dias antes das exposições mas os exemplares de casa podem ser tosados à máquina mesmo.
Têm como característica marcante a sua famosa barbicha.





SCHNAUZER STANDARD
Também chamado de médio, o Schnauzer Standard é o primeiro da família e quem deu origem às outras duas variações.


Inicialmente usado como cão de cocheira é avido caçador de ratos. Hoje em dia é utilizado como cão de companhia e de guarda, mas mantém vivo seus instintos de caçador.
Trata-se de um cão de extremo caráter, tranquilo e incorruptível. Fácil de ser adestrado, adora crianças, é atento e silencioso (ao contrário de seu parente menor), o que o credencia como ótimo para apartamentos, contanto que seus donos sejam disciplinados e não deixem de exercita-lo diariamente
É muito apegado à família, entretanto como bom cão de guarda, que é, é bastante desconfiado com estranhos.

SCHNAUZER MINIATURA
Praticamente uma cópia do seu irmão Standard, o Schnauzer Miniatura nasceu de uma rigorosa seleção de Standards de pequeno porte e uma elaborada dieta alimentar durante varias gerações até chegarem à variedade Miniatura conhecida atualmente.
O Miniatura é mais fácil de ser adestrado que seus irmãos maiores, porém ao contrário deles é um Ladrador nato.

Vive muito bem até mesmo nos menores apartamentos, com o pequeno detalhe de latir demais, porém por ser um esportista nato também requer de disciplina de seus donos para que faça exercícios diários.
Mesmo com seu pequeno porte, o Miniatura exerce muito bem a função de guarda, pois é bastante corajoso e fiel.
Adora a vida em família e tem muita disposição para brincar com as crianças.


SCHNAUZER GIGANTE
A variedade Gigante passou a ser reconhecida somente em 1925, sendo portanto o mais novo da família. Alguns especialistas dizem que para se chegar a essa variedade foram introduzidos cruzamentos de Dogue Alemão e Bouvier de Flandres ao Schnauzer Stander.


Na Alemanha, de onde é oriundo, era utilizado como cão de boiada, porém mantem também os mesmos instintos de caça a roedores de seus irmãos menores.
De temperamento Incorruptível, enorme força, lealdade e coragem, aliados a um forte instinto de guarda e defesa, é um excelente guardião e foi muito utilizado nas primeira e segunda guerras (o que quase o levou à instinção) e hoje é presença constante na policia Americana
Possui uma aptidão incrível para esportes e precisa de espaço para viver feliz. Por isso, pelo seu porte grande e pelo seu alto nível de atividade, não é um cachorro para apartamentos.
Ao contrário de seus irmãos menores, não é um cão para qualquer um, precisa de um dono com pulso forte, pois é bastante dominador e vai sempre tentar impor sua vontade.
Adora brincar com as crianças e é muito leal a sua família, porém costuma não tolerar bem outros cães, principalmente do mesmo sexo.



Padrão da Raça:
Standard
Miniatura
Gigante

Nenhum comentário:

Postar um comentário