Fevale Pet Boutique & Salon

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Terapias Alternativas

Raphael Villa


Já tem se tornado algo muito comum clientes nos questionarem sobre estresse, hiperatividade e até mesmo por falta de educação (xixi fora do lugar, comer brinquedos e móveis, etc) de seus pets. A causa dos problemas podem surgir de diversos fatores, porém, para a solução de alguns surgem indicações como caminhadas, ofurô relaxante e florais.

Quando falamos de florais ou do ofurô, estamos falando de uma terapia alternativa, mas existem várias outras que vem crescendo e ganhando notoriedade, como a acupuntura. Não dispensando os métodos tradicionais de veterinária, esse ramo vem para auxiliar cada vez mais no tratamento dos peludos.


Fato é, as terapias alternativas - sejam para humanos quanto para animais - ainda sofrem os mais demasiados preconceitos por parte da população e também por parte dos profissionais. Contudo, estima-se que mais de 17 milhões de brasileiros já tenham recorrido a métodos medicinais alternativos, isso sem contar os números europeus que também fazem parte da casa dos milhões - pesquisa que realizei a um tempo para um trabalho acadêmico - e com certeza, uma parcela desse número possui cão ou gato (ou outro pet) e utilizará desses técnicas alternativas quando necessário, pois o que mais encontramos hoje em dia, são donos que recorrem a tratamentos menos dolorosos ou traumáticos para seus bichos.

Sem mais delongas, vamos a uma lista das terapias alternativas mais usadas pelos donos:

Florais
Os florais são essências extraídas de flores com potencial energético, que servem para harmonizar os sentidos e emoções. Podem ser usados tanto no ambiente como na água do animal. Ajudam em diversos tratamentos, como estresse, medos, adaptação, etc.

Acupuntura
Todo mundo conhece um pouco sobre esse método que utiliza a aplicação de agulhas especiais no corpo. Nos animais, as agulhas são aplicadas na pele e procuram induzir o organismo a gerar substâncias que estão ausentes, harmonizando e equilibrando o mesmo. A acupuntura é muito eficaz no tratamento de doenças: respiratórias, dermatológicas, neurológicas,musculares, relacionadas ao sistema reprodutivo e principalmente doenças ligadas à estrutura óssea do animal. Profissionais da área de fisioterapia animal utilizam muito dessa técnica.
Vídeo mostra um pouco da aplicação das agulhas
[áudio em espanhol]

O Fluffy, o yorkshire da nossa parceira Nilda Takeuti (do blog Dicas da Nilda), passou por um tratamento com acupuntura após fazer uma cirurgia em uma de suas patas. Apesar de já ser um senhorzinho, o tratamento auxiliou e muito na sua recuperação.

Massoterapia
Problemas de saúde, estresse e de comportamento são aliviados com seções de massagem. As técnicas são basicamente as mesmas utilizadas nos humanos. Além de aliviar dores e ajudar em certos tratamentos, a massoterapia ajuda a encontrar inchaços, nódulos e áreas sensíveis, o que pode evitar o agravamento de alguma doença.
A massoterapia pode ser feita com o auxílio de um ofurô, que contribui ainda mais para o relaxamento do animal.
Ofurô do Fevale Pet 

Reiki
Atuando nos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais, o reiki ajuda no relaxamento e docilidade do pet. Pode ser inserido no pós-cirúrgico, tratamento de problemas comportamentais, no alívio de dores crônicas, etc.

Homeopatia
O princípio básico da homeopatia é a geração de estímulos energéticos para energizar os sentidos do corpo e organismo. Esses estímulos preparam o corpo para o processo de combate a doenças e são úteis para evitar recaídas ou complicações recorrentes.

É bom enfatizar que esse texto é somente um guia para que vocês conheçam um pouco dessa área, além do que esses são só alguns dos métodos, qualquer indicação de tratamento deve ser somente feita por um profissional responsável, mesmo que os tratamento sejam naturais e não gerem nenhum dano ao animal, eles devem ser previamente avaliados para que o pet possa aproveitar ao máximo de seus benefícios.
Procure clínicas especializadas, spa's pets ou peça indicação ao seu veterinário de confiança, com a crescente desse ramo é bem provável que ele conheça o profissional certo para você e principalmente para o seu pet! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário