Fevale Pet Boutique & Salon

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vamos ter um Gato !

Clecienne Giacomin

Você realmente está preparado para este momento e decisão?


Melhor que um Gato,
Somente Dois ou Mais Gatos

A vontade de ter um animalzinho em casa é grande, ainda mais se for um filhotinho gordinho, fofinho, de pelos suaves e grandes olhos redondos, mas para o bem estar da Família e do animal avalie bem se você tem condições de ter um Gato (um cão, uma calopsita, um lagarto) em casa.


Antes de Adotar

A adoção de um Animal (seja qual for) é uma decisão que deve ser pensada, discutida, aceita, planejada e compartilhada por todos os membros da Família. Infelizmente a não aceitação por parte de algum membro da família é um dos fatores que levam a devolução para protetores/ONG ou ao abandono dos animais. É muito triste lidar com a devolução de animais, estes se sentem deprimidos, abandonados e muitos já não são mais filhotes fofinhos e terão poucas chances de serem adotados novamente. Leve em consideração que um Gato pode viver mais de 15 anos, imagine que neste tempo você pode mudar de casa; pode casar, descasar, ter filhos, adotar filhos; e estas mudanças também levam muitas pessoas a abandonarem seus animais como se fossem uma peça a ser descartada (infelizmente). Tem consciência que ao adotar você se torna responsável por uma VIDA? Neste período você terá despesas com ração de boa qualidade[i] (opte por premium ou super premium), com vacinas, antiparasitários, anti-pulgas, consultas anuais com o veterinário, exames de rotina, doenças que surgem com a idade, urgências, internações. Animais são fontes de carinho, amor e de muitas despesas.

Avalie também se alguém da família possui alergia, pois independente do tamanho dos pelos ou mesmo da ausência de pelos, gatos podem causar alergias, em especial as respiratórias que estão relacionadas a uma proteína presente na saliva do Gato (as pessoas são alérgicas a esta proteína que fica no pelo do Gato quando este se lambe, portanto raças sem pelo como a Sphynx e a Dom Sphynx também podem causar reações alérgicas).[ii]

Tendo crianças ou idosos em casa, avalie qual o melhor temperamento felino para a convivência, estude a possibilidade de adotar um Gato adulto, já com a personalidade e temperamento formados, evitando possíveis problemas de convivência no futuro.

Ainda firme no proposito de ter um Gato?


Preparando a Casa

Antes de escolher seu novo Companheiro leve em consideração que ele vai precisar de um local para fazer as suas necessidades, um canto tranquilo e reservado para ter a sua bandeja/caixa sanitária; um local afastado do anterior para ter seu pote de ração e o seu pote de água, e um local confortável para dormir (apesar de que ele vai escolher outro local ou até mesmo a cama de um sortudo da casa).

Gatos gostam de arranhar, na verdade eles precisam arranhar para retirar a superfície morta de suas unhas e mantê-las afiadas, tenha arranhadores disponíveis e atraentes e prepare-se para ter sofás, poltronas, pufes, box de camas devidamente customizados. Gatos também precisam exercitar os seus jogos de caça, tenha muitos brinquedos, mas não fique desapontado se o Gato preferir as caixas de papelão, as bolinhas de papel e os canudinhos de refrigerantes (cuidado com elásticos e cordões, alguns Gatos costumam devorar estas presas que podem causar obstrução intestinal). Gatos gostam de altura e de observar o ambiente do alto, mantenha seus enfeites de estimação devidamente guardados para evitar vê-los aos cacos.


Outro tópico é a segurança da casa para que o Gato não tenha acesso a Rua ou não caia das janelas. Apartamentos devem ter TODAS as suas Janelas, Basculantes, varandas teladas. As telas de proteção vão impedir que o Gato caia ou pule atrás de alguma presa voadora. Caso more em casa, estude as possíveis rotas de fuga e cuidando para que estas sejam eliminadas com muros altos, obstáculos a 45° ou telas por cima do quintal e áreas de luz. Acreditem, Gatos são Ninjas na arte de escapar. No caso de Sobrados ou casas com mais andares[iii], tele as janelas superiores, não permita que o Gato tenha acesso ao telhado ou possa sofrer uma queda. (parece que estou sendo repetitiva? Estou sim, pois quero ter certeza que vão entender a seriedade destes cuidados).

Entendam: Gatos não precisam de dar um passeio pela rua, não precisam de dar um rolê pelos telhados, não precisam espairecer em outras cercanias. Nas ruas eles são vitimas de violência, são atropelados, podem pegar uma doença contagiosa, sendo que algumas são fatais. E se o Gato ou Gata não for castrado, ainda há a possibilidade de uma gravidez indesejada (outro fator para um grande número de abandonos).



Decisão tomada, família contente, casa preparada, hora de escolher o novo membro Felino da Família.



Um conselho de quem já teve muitos Gatos, de quem acompanha a vida de muitas Protetoras a anos: Não se deixe levar apenas pela beleza e exuberância do peludo. Quando compramos um objeto, uma roupa ou acessório buscamos o mais belo, o mais vistoso, porém com animais não haja pelo impulso e leve em consideração outros pontos. Ao adotar (até mesmo ao comprar) um animal deve-se considerar também o TEMPERAMENTO e o HISTÓRICO dele. Deve-se avaliar se o animal irá se adaptar a rotina da casa, a família e se é o tipo de Gato que você deseja: experto, brincalhão, calmo, relaxado, espoleta, briguento, sério, preguiçoso, atrapalhado, amável, companheiro, assustado, medroso, irritado dentre tantos traços de personalidade e temperamento. Leve em consideração que a forma como foram criados, a mistura de raças, podem afetar a personalidade do Gatinho.


Faça uma lista das características que gostaria de ter no seu novo companheiro e converse com a responsável pela Adoção, visite o abrigo e conheça os Gatos disponíveis, você terá assim um verdadeiro companheiro. Caso opte por ter um Gato de um Gatil, com uma raça que você seja apaixonado, leia muito sobre as características e personalidade da raça, conheça seus problemas de comportamento e os possíveis problemas/doenças genéticos. Busque informação sobre o Criador, cheque a quais entidades de criadores ele está filiado e se não há situações desabonadoras.

Antes de levar um animal para a sua casa, certifique-se da saúde dele. As ONGs mais bem estruturadas só colocam para adoção animais previamente avaliados por médicos veterinários e submetidos a uma bateria de exames descartando a existência de problemas como dermatites, fungo, infecções como a rinotraqueíte, testados para  FeLV (Leucemia Felina) e FIV (AIDS Felina); depois eles serão tratados se necessário, vermifugados, vacinados e castrados. Mas, reconheço que nem todo protetor ou ONG tem estrutura para desenvolver este trabalho então tenha uma lista do que perguntar e observar com o responsável pelo processo de adoção:

- O Gato que escolhi já está Castrado, foi vacinado (quais as doses e tipo de vacina), peça a Carteirinha de vacinação ou atestado com a assinatura do médico veterinário, adesivos colados e carimbo;

- no caso de um filhote, ele está sempre disposto e brincalhão e se seus olhos ficam abertos e brilhantes?

- Apresenta alguma restrição de convivência com outros animais ou com crianças? Ele apresenta algum tipo de agressividade ou medo a alguma situação especifica. (Gatinhos que sofreram maus tratos as vezes precisam de mais tempo para adaptação e maiores cuidados com o ambiente);

- Apresenta algum sintoma de doença? Secreção ocular e/ou nasal, espirros, ele precisa de algum cuidado médico especial?


É muito importante verificar as condições de saúde do Gato, pois o Peludo pode vir a precisar de algum tratamento após a adoção, e é você que deverá fazer frente as despesas. Deve-se considerar ainda que nos apegamos aos peludos, tomamos de amor  e lidar com doenças e partidas inesperadas é muito doloroso.

Enxoval Básico para o Novo Gato:

- Bandeja Sanitária;
- Granulado Sanitário (areia para Gatos);
- Comedouro e Pote de água;
- Ração de boa qualidade;
- Caminha e cobertor (alguns Gatos amam dormir cobertos);
- Caixa de Transporte;
- Arranhador, bolinhas e brinquedos

Vai Adotar um Filhote ou um Adulto, qual escolher? Vai adotar um, já pensou em adotar dois juntos? Creio que temos assunto para outra coluna.





[i] Este é tópico para outra coluna de tão extenso
[ii] Em caso de pessoa com alergia respiratória estude a possibilidade de adotar um Gato Siberiano, o único com taxas tão reduzidas desta proteína que são considerados hipoalergênicos.

[iii] No caso de casas com mais de um andar, tenha ao menos uma bandeja sanitária em cada piso.
[iv] As imagens 4, 5, 6, 7, 8 foram retiradas do álbum Pinterest; https://br.pinterest.com/clecienne/jardins-e-ideias/
As demais são de Clecienne Giacomin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário