Fevale Pet Boutique & Salon

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Curiosidades Felinas

Clecienne Giacomin

Ao gostar de um Gato aprendemos a ter flexibilidade e entendemos que ninguém é de ninguém, entendemos ainda que o amor é a única coisa que segura o Gato perto de você.



Conhecer o Gato

Algumas curiosidades sobre os Gatos que aprendi convivendo com eles, observando, lendo e de ensinamentos de outros Gateiros. Compreender e saber sempre ajuda a sermos melhores Tutores.

  •   Gatos possuem personalidade que é formada desde o inicio de suas vidas, mas aprendem e superam seus traumas quando tratados com carinho e amor. Adote um Gato adulto e irá descobrir um Amor sem igual.
  •    O leite de vaca possui elementos que não são digeridos por alguns Gatos, podendo causar diarreia. Não alimente filhotes de Gatos com leite de vaca, opte por fórmulas lácteas especificas para felinos encontradas em Pet Shops. A Morgannah ama um terrina de leite morno, sirvo um com baixa lactose e forneço esporadicamente como um agrado.
  •    Os Gatos enxergam seus Tutores como se fossem Gatos gigantes. Isto influencia seu comportamento que é sempre de um igual para outro igual (apesar de um pouco maior).
  •     Os bigodes de um Gato servem para orienta-los, estes NUNCA devem ser cortados.
  •     Fazer carinhos em um Gato faz com que a pressão sanguínea da pessoa se normalize.
  •    Gatos totalmente brancos e de olhos azuis são mais propensos a surdez congênita, a chance aumenta se somente um ou os dois olhos forem azuis.
  •    O cérebro do Gato tem mais similaridade com o cérebro Humano de que o do Cão. Homens e Gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.
  •     Os Gatos usam os dedos para andar.
  •     Os Gatos precisam de cinco vezes mais proteína do que os Cães, então não deixe seu Gato comer a comida do Cão e ao optar por uma alimentação natural, certifique que ele terá a quantidade necessária de proteína.
  •   Além disto, Gatos precisam de Taurina em sua alimentação, este aminoácido é fundamental para a visão e a função reprodutiva, também é usada para prevenir e tratar uma cardiopatia grave (cardiomiopatia congestiva). A Taurina é encontrada naturalmente na caça ou adicionada as rações.




  •  Os Gatos são super asseados, passam até 30% de seu tempo acordado a se banharem e a pentear sua pelagem. Quando se lavam perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.        
  • Um Gato salta cinco vezes a sua altura.


Gatos X Humanos

  •      A orelha do Gato possui 32 músculos, a do Homem tem apenas 06; por isto, a orelha do Gato roda 180 graus e 10 vezes mais rápido que a rotação da orelha de um Cão.
  •      A audição do Gato é muito mais sensível e acurada que a do Homem e a do Cão, seus ouvidos são afunilados, canalizando e amplificando os sons como se fosse um megafone ao contrário. Por este motivo, não coloque coleiras com guizo nos Bichanos.
  •      O campo de visão do Gato pode chegar a 200 graus, no Homem este campo de visão é de aproximadamente 180 graus. A visão periférica do Gato ( o limite além do campo de visão que é possível enxergar sem mover a cabeça) é de mais 30 graus para cada lado, enquanto no homem é de 20 graus para cada lado.
  •      A pulsação do Gato deve ser medida no interior da coxa traseira (bem na união da perna com o corpo). As batidas são de 110 a 120 por minuto, quase duas vezes o batimento cardíaco do Homem.
  •      A temperatura normal de um Gato é de 38 graus.
  •      A cauda é responsável pela manutenção do equilíbrio do Gato, sendo o Gato doméstico o único animal que consegue caminhar com a cauda ereta. A cauda também nos auxilia a perceber o Humor do Gato, na cauda do Gato vamos encontrar cerca de 10% dos seus de 245 ossos. O Homem possui um total de 206 ossos. Além disto, o Gato possui 30 vertebras, 5 a mais que os homens.




  • O Gato enxerga até seis vezes melhor que um Humano a noite, isto porque ele precisa de apenas 1/6 da quantidade de Luz necessária para o Homem enxergar.
  • Os Gatos enxergam as cores amarelo, verde e azul. Não se comprovou se eles percebem o vermelho, esta cor provavelmente é percebida como o preto ou o cinza.A visão do Gato é ligeiramente desfocada, significa que eles não percebem pequenos detalhes. Por possuírem olhos extremamente sensíveis a Luz, suas pupilas são verticais. Quando totalmente abertas ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do Homem.
  • O Gato possui um olfato bem apurado, com 60 a 80 milhões de células olfativas. O Homem possui de 5 a 20 milhões. Os Gatos possuem um órgão olfativo no céu da boca denominado Órgão de Jacobson. Funciona como um analisador de aromas, por isto os gatos abrem a boca quando sentem odores fortes ou detectam a presença de um felino novato pela casa.


Mais Curiosidades Felinas


  •  As patas dos Gatos possuem receptores bem sensíveis que levam rapidamente informações ao cérebro, com as patas eles exploram o mundo, percebem coisas novas, tocam os alimentos, a velocidade do que passa sob elas. Dizem que os gatos sentem o magnetismo da terra, assim como as aves, o que possibilita que eles retornem para seus lares, mesmo tendo se perdido a milhares de quilômetros de distância. [1]
  • Quando assustado, todo o pelo do corpo do Gato se eriça. Quando pronto para o ataque, o pelo se eriça apenas numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.



  •  O Maine Coon, a maior Raça de Gato, é também a única raça NATURAL de Gato da América do Norte. Creio que o Pelo Curto Brasileiro, raça reconhecida há poucos anos, é a única raça de Gato NATURAL da América do Sul.
  •  São reconhecidas aproximadamente 100 raças de Gatos, as raças naturais são aquelas que não sofreram interferência do homem; há as raças que o homem manipula os cruzamentos genéticos até chegar ao resultado desejado, como o Ragdoll, o Balinês; ou que são criadas a partir de uma mutação genética como o Scottish Fold, o Manx , o Sphynx, o American Curl e o Munchkin. Há ainda os Híbridos que são o resultado do cruzamento de Gatos Domésticos com Felinos Selvagens, como o Bengal e o Savannah.




  • Os Gatos nem sempre ronronam por alegria ou prazer. Alguns Gatos ronronam quando estão com dores, assustados ou nervosos. Estudos apontam para as propriedades curativas do ronronar dos Gatos.
  • Gatos ferais que cresceram sem a convivência com o homem, miam bem menos que os Gatos domésticos. Os Gatos aprendem que miando chamam a atenção do Homem para as suas necessidades. Desenvolvem diversos tipos e entonações para cada ocasião o finalidade.



  •  Gatos adultos e sadios dormem profundamente por 15% do dia; irão ter um sono leve 50% do tempo. Significa que ficam acordados apenas por 35% do dia. Ainda que passem tanto tempo dormindo, o Gato passa do Sono profundo para o Acordado e Alerta em poucos segundos, mais rápido do que qualquer outra espécie.
  • Gatos adoram locais altos onde podem ter uma visão privilegiada de todo o ambiente. Não se esqueça de que os Gatos preservam muitas das suas características de animal selvagem, ele é em essência um predador e um caçador exímio.


  • Por mais caro e sofisticado que seja o brinquedo que você compre para o seu Gato, ele possivelmente irá preferir a caixa do presente, ou o papel, ou os elásticos. Aceite. 


Temos muito a aprender com os Gatos (e também com outros animais). Os Gatos nos dão lições constantes de alteridade, ou seja, nos ensinam a nos colocarmos no lugar do OUTRO, do diferente, para compreender suas razões e a sua lógica; lições de respeito, de amizade e, também a sua maneira, nos ensinam a lidar com a Morte. Mesmo a sua morte nos ensina sobre a transitoriedade das coisas, do quanto a Vida é fugaz, e de como é possível AMAR sem subjugar, sem subordinação, com respeito as diferenças de cada um, sem interesse. 






[1] http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/jornada-de-gato-de-volta-para-casa-intriga-cientistas-7361343

Nenhum comentário:

Postar um comentário