Fevale Pet Boutique & Salon

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

POPULARIZAÇÃO DAS RAÇAS

Alexandre Arruda


Muitas raças se tornam populares ao longo do tempo. Algumas permanecem populares por muitos e muitos anos e outras conseguem a popularidade temporária.
Muitos fatores podem alavancar essa popularização, uma novela, um filme, um famoso que desfila com seu Pet, uma matéria em uma mídia de grande visibilidade, etc, etc, etc...
Apesar de todo criador querer que sua raça se torne conhecida e criada, o que ajuda a alavancar a criação com maior número de criadores e consequentemente mais linhas de sangue, ajudando no aprimoramento da raça, nenhum criador sério quer a popularização da raça.

E qual a diferença entre uma raça conhecida e uma raça popular? Toda a diferença do mundo. Na minha opinião, não há mal pior para uma raça do que a sua popularização. Com a popularização aparecem os criadores de oportunidade e os  fazendeiros de filhotes.
Quem são esses? São pessoas que tem um macho ou uma fêmea e acham que devem cruza-los porque o coitadinho nunca cruzou ou porque precisa namorar ou porque acham que é fácil ganhar um bom dinheiro com os filhotes. E os piores de todos, que são os fazendeiros de filhotes, pessoas que se denominam criadores, porém criam sempre uma raça da moda e vendem filhotes a preços caros, mas em nenhum momento se preocupam com os detalhes que um verdadeiro criador deve se preocupar.

Um bom criador, estuda genética, linhas de sangue, busca aprimoramento das características da raça, faz muitos exames relativos aos maus comuns à raça, afasta de sua criação cães com características físicas, comportamentais e de saúde indesejadas, se preocupam com os animais não os submetendo a cruzas constantes, etc . Os criadores de ocasião jamais pensariam em tudo isso, por custo ou até mesmo por falta de conhecimento e os fazendeiros de filhotes, bom, alguns desses até conhecem tudo isso mas jamais gastarão com esses processos, ou afastarão uma boa matriz só por ela estar cansada, usam os animais à exaustão e depois os descartam, o negócio deles é ganhar dinheiro
E no que isso prejudica a raça? Prejudica muito. Por causa desses criadores de ocasião e dos cachorreiros entram no mercado cães com desvio comportamental, com graves problemas de saúde, atípicos, etc...


Quando for comprar um filhote, pesquise muito bem antes de adquiri-lo para fugir desses problemas. Jamais compre em feirinhas ou de um conhecido que teve ninhada em casa, mesmo no caso de canis renomados, procure saber se o canil em questão é um criador responsável ou um fazendeiro disfarçado, visite o canil, veja as instalações e condições de saúde e higiene e lembre-se, todos os filhotes são lindos, mas eles crescem e devem ser exatamente o que buscamos, imagine você comprar um cachorro para seus filhos e ele se tornar agressivo, ou comprar um cão de guarda medroso, ou um cachorro hiperativo que não consegue conviver no seu apartamento.... Esses são alguns dos problemas que acontecem com todas as raças, mas que são muito mais comuns com raças que se tornam populares.  E fique atento, Pedigree não é garantia nenhuma, nem mesmo de que o cão que está comprando é realmente o que está no seu certificado.
Lembre-se, se você não é criador, não precisa e não deve cruzar seu mascote.
A Popularização de uma raça é com certeza o maior fator para abandonos, para os maiores índices de problemas de saúde, dos simples aos gravíssimos e desvios comportamentais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário