Fevale Pet Boutique & Salon

quinta-feira, 2 de julho de 2015

GUIA DE RAÇAS: LHASA APSO X SHIH TZU


LHASA APSO x SHIH TZU

Apesar da grande maioria das pessoas não conseguir distingui-los, esses dois pequenos Tibetanos, mesmo sendo parentes, possuem características bem distintas.

Não há registros exatos sobre suas origens, mas ambas estão envoltas por lindas lendas chinesas.
O Lhasa  (Cão Leão Sentinela) é mais antigo, tendo sua origem nos Monastérios Budistas por volta dos anos 1500, onde eram considerados sagrados, por acreditarem que eram encarnações de monges falecidos. Acreditava-se até mesmo podiam prever desmoronamentos. Esses cães não podiam ser vendidos e eram dados apenas a pessoas da realeza. Era uma honra possuir um Lhasa Apso.

Já o Shih Tzu (Cão Leão) , é descendente direto do Lhasa Apso e tem suas origens por volta dos anos 1600, quando foi cruzado com o Pequinês. Do Lhasa herdou o tipo físico e do Pequinês o fucinho curto e olhos arredondados. Diz a Lenda que uma princesa chinesa e um mongol apaixonaram-se e na impossibilidade de viverem esse amor cruzaram seus cães um Pequinês, típico cão chinês com um Lhasa, típico cão Tibetano, terra do povo mongol, e dessa união nasceu o Shih Tzu, simbolizando o que há de melhor nas duas culturas.


O Lhasa é o cão tibetano mais popular em todo o mundo, porém, aqui em terras tupiniquins a história é bem diferente, enquanto ele ocupa a 10ª posição no ranking de nascimentos com 2903 registros em 2012 o Shih tzu é o líder absoluto do ranking nacional com 21411 registros. Quase o dobro do segundo colocado.
Mas como escolher entre um e outro? Para ajudar na sua decisão, abaixo um comparativo entre eles:

CLIQUE PARA VER EM TAMANHO ORIGINAL






Nenhum comentário:

Postar um comentário