Fevale Pet Boutique & Salon

sexta-feira, 31 de julho de 2015

As Gatas Tricolores e Escamas

Clecienne Giacomin
Verdade ou Mito:
Tricolores/Cálico ou Escamas de Tartaruga são sempre Fêmeas


Todo mundo já ouviu uma Gateira dizer que Gata com a pelagem de Três Cores Branco, Preto e Vermelho/Laranja (Cálico, Tricolor ou Trica), bem como Gata de cor  Preta e Vermelha/Laranja (Tortie, Tartaruga ou Escama[1]) são fêmeas. E a genética nos assegura uma chance acima de 99% de estarmos certas.  Uma gateira também dirá que um Gato Vermelho/Laranja tem grandes chances de ser um macho, pois, o estudo da genética que determina a pelagem de um Gato é bem complexa e engloba mais de um par de cromossomos. 

Os gatos possuem 19 (dezenove) pares de cromossomos, num total de 38 cromossomos. O par de cromossomos X e Y nos gatos irão determinar se são fêmeas (XX) ou se são machos (XY). As cores Preta e Vermelho/Laranja são carregadas pelo cromossomo X. Assim o macho será ou Preto (XY) ou Vermelho/Laranja (XY), já a fêmea poderá ser Preta (XX), Preta e Vermelho/Laranja (XX) e Laranja (XX), devemos entender que estes genes são co-dominantes, a presença de um deles (Preto, por exemplo) não irá esconder a presença do outro (Vermelho/Laranja). Nas fêmeas bicolores ou tricolores quando um X se expressa, o outro permanece inativo, assim só teremos fios vermelho/laranja ou preto e nunca as duas cores misturadas no mesmo fio.  Todos os demais padrões de cores de pelagens são variações dessas duas possibilidades, podendo ocorrer diluições de cor definido por um outro par de cromossomos, assim o Preto pode se diluir para o Azul/cinza e o Vermelho/Laranja se diluir para um creme.  


E onde está o Branco?

O  Branco na pelagem dos Gatos é definido em outro cromossomo, na verdade existem três genes distintos que são responsáveis pela presença ou não de pelos Brancos nos Gatos.  Um Gene será responsável pela presença de manchas brancas (S/s), um Gene para Gato totalmente branco (W/w) e um Gene para o Albinismo (C/c).  Já deu para perceber que nem todo Gato totalmente branco é albino.

Um Gato ou Gata com o Gene de Pelo Preto e o Gene de manchas brancas (S) será um bicolor preto e branco ou Frajola; um Felino com um Gene de Pelos Pretos (X), um Gene de Pelos Vermelhos/laranja (X) e mais o Gene de Manchas Brancas (S) em outro cromossomo será uma GATA TRICOLOR, TRICA ou CÁLICO.



Como nada é tão simples, o gato ou a gata, independente dos Genes de Cor Preto ou Vermelho/Laranja que carrega, serão totalmente BRANCO caso possuam o Gene para pelos Brancos Dominante (W/W ou W/w), esses genes estão relacionados a pouca produção de melancócitos, responsáveis pela produção da cor da pelagem, assim não importa os genes de cor de pelagem que carregam,  a cor não será produzida e ele será um gato branco.
 

O Gato ainda poderá ser totalmente Branco se tiver o gene do Albinismo (C/c), que não é o mesmo da pelagem totalmente Branco (W/w). O albinismo nos Gatos esta relacionado a
produção da enzima Tirosinase, fundamental para a produção da cor. Os Gatos Albinos serão totalmente Branco com olhos rosados (ausência de pigmentos), ou serão COLOR POINTS, como os siameses, himalaios e burmês com olhos azuis bem marcantes. No caso dos Color Points o albinismo esta relacionado não apenas com a enzima Tirosinase, mas também com a temperatura corporal, assim nas extremidades (orelhas, focinho, patas e rabo) a temperatura é mais baixa, o organismo produz mais cor e a região fica escura, no resto do corpo, com a temperatura mais alta, a cor é mais fraca.

Reparem que os filhotes Ponteados nascem completamente Brancos, a cor da máscara e das extremidades só se define depois de algumas semanas, isto porque no ventre da Mãe Gata a temperatura é tão alta que a pigmentação não pode aparecer, somente depois do nascimento a temperatura baixa o suficiente para surgir o Ponteado que caracteriza algumas raças ou o nosso famoso Siamês Bolinha.  Este fenômeno recebe o nome de acromelanismo.


Mas não teremos mesmo Machos Escama de Tartaruga ou Tricolores?

Em casos raríssimos pode ocorrer um Macho que tenha um cromossomo a mais, seu gene ficaria XXY, neste caso ele possui uma Síndrome denominada Klinefelter, normalmente estes Gatos são estéreis. Ele pode ser ainda resultado de uma junção de dois embriões, também chamados de QUIMERAS, neste caso ele pode ser um hermafrodita e não um macho, ou ainda ser formado por um mosaico cromossômico onde apenas algumas células terão o gene XXY. Em todos estes anos dentro do mundo Felino só ouvi falar no nascimento de dois machos tricolores, um Angora Van Turco e, há poucos meses, um filhotinho tricolor no Reino Unido. 

Neste site encontramos alguns criadores de Maine Coons e Norueguês da Floresta que tiveram o nascimento de Machos Tricolores e Escama de Tartaruga (texto em Inglês):
http://tortietom.nidoba.nl/tortiete.html

[ATUALIZADO]

Mais um macho tricolor registrado ! Um filhote calico de Scottish Fold nasceu no Texas nos últimos meses. É o segundo caso, em 54 anos de profissão, registrado pelo veterinário Dr. Smith do Central Texas Cat (texto em Inglês):
http://lovemeow.com/2015/07/rare-male-calico-scottish-fold/

Fotografias:
Imagem 1 e 10 Gata Escama de Tartaruga retirada da Internet;
Imagem 2 Linna Vesper (Tricolor), 3 Gil (macho preto), 4 Mel (macho Vermelho/Laranja), 5 James T. Kirk (Macho Frajola), 6 Linna Vesper (Tricolor), 7 Cookie (uma Gata Branca portadora do Gene Branco Dominante W e provável XX ou XX , pois já teve duas crias XX ), 8 Walquiria Vermelho/Laranja com o Gene S para mancha branca, Imagem 10 Misty Maehda, siamesa bolinha  por Clecienne Giacomin.




[1]  Há muitos anos a Gateira Alice Coehn nos ensinou que as Escamas de Tartaruga são também conhecidas como Bruxinhas, ela possui duas irmãs, a Emilia e a Sophia, procurem fotos delas em  https://www.flickr.com/photos/catnip/

Nenhum comentário:

Postar um comentário