Fevale Pet Boutique & Salon

quarta-feira, 18 de março de 2015

GUIA DE RAÇAS: BASSET HOUND

BASSET HOUND

O Basset Hound tem sua origem na França da idade média mas foi desenvolvido como conhecemos hoje  na 
Grã-Bretanha, é um rastreador de patas curtas muita substância e resistência. Tem como suas principais características: as suas longas orelhas , certa quantidade de pele solta e voz melodiosa .
Pode ter no máximo 38 cm na cernelha e pesar , em alguns casos, mais de 30 Kg , todas as cores aceitas nos Hounds podem compor a marcação do Basset Hound , mas as mais comuns e conhecidas são os tricolores que são marrom preto e branco em diversas variações e os bicolores que podem ser laranja e branco ou limão e branco.
São extremamente amorosos e dóceis inclusive com crianças pequenas , tem um linear de agressividade praticamente inexistente e ao contrário do que sua expressão pode dar a entender, são muito ativos e brincalhões, não são cães de busca ou recolhedores, são cães que em sua origem caçavam pelo faro em grande bandos e com sua voz profunda e melodiosa avisavam ao caçador que haviam achado a presa, portanto não são apreciadores de bolinhas e brinquedos e sim da companhia constante de seus donos e de outros cães. É um cão cheio de qualidades e bastante divertido, costumamos dizer que uma tarde na varanda do quintal cercado de Bassets é uma diversão sem fim.


É difícil falar sobre defeitos quando falamos sobre a raça que amamos e que nos dedicamos há tantos anos, mas o manejo de um Basset Hound deve ser focado em disciplina e atividade pois são cães de matilha e tem como característica ( o que pode ser chamado de defeito) a personalidade forte e teimosa aliada a grande inteligência o que os faz se tornarem com muita frequência líderes de "matilha" , que no caso são seu donos e todos de casa, quando não manejados corretamente, e isso pode causar alguns transtornos. Também por serem cães de matilha, tem ojeriza a solidão.


Portanto o dono ideal para um Basset Hound é aquele que de preferência já tenha experiência com cães e tempo para conviver com eles. Requerem um bom espaço para se exercitarem e tomar frequentes e demorados banhos de sol, convivem bem com outros cães e pets, necessitam de exercícios diários, alimentação balanceada, poucos banhos, escovação no mínimo semanal e manutenção constante de unhas e ouvidos, são totalmente desaconselháveis para quem mora em apartamentos e para os que saem para trabalhar de manhã e voltam a noite deixando o cão sozinho por longos períodos.

As doenças mais comuns na raça são: a otite, problemas de pele (decorrentes de alimentação inadequada, muitos banhos sem a perfeita secagem principalmente em suas dobras e falta de sol), a obesidade decorrente de falta de exercícios físicos e alimentação inadequada e em excesso e no caso das fêmeas, a gravidez psicológica que pode causar mastites e infecções de útero.

Portanto, os requisitos básicos para se ter um Basset são:
- Ser um dono experiente e disciplinador; 
- Ter afeição a rotina;
- Ter tempo para se dedicar ao cão, gostar de brincadeiras e travessuras, gostar de caminhadas e querer um cão que seja muito dócil e amoroso com todos da família sem nenhum instinto de guarda.
Quem se enquadrar nesse perfil, jamais irá querer ter outra raça.

Por: Orlando Neto & Paula Belmonte (árbitros CBKC/FCI e proprietários do Great Titãs Kennel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário