Cão gigante, pertencente ao grupo 2 da FCI, é robusto, extremamente forte e é um excelente cão de guarda.
Como todo cão de guarda requer um dono experiente, que saiba educar, tenha pulso firme e se imponha, porém que faça isso com carinho. Pelo seu porte e enorme força física é muito aconselhável que passe por um adestramento profissional de qualidade.
Cão corajoso e muito forte é praticamente impossível de ser contido ao receber uma ordem de ataque. Apesar da aparência sugerir o contrário é extremamente ágil e sua mordida pode facilmente partir ossos.
Um filhote nasce já com 500g e o padrão estipula que os adultos devem pesar por volta de 70Kg, porém é de consenso da criação mundial que os melhores exemplares estão bem acima desse peso. Na Italia, onde se encontra a melhor criação da raça os melhores exemplares tem em média 85Kg, alguns chegando aos 100Kg. Um adulto chega a comer até 4Kg de ração de qualidade por dia.
É na cabeça que o Mastino tem sua característica mais marcante. Considerada a maior cabeça do reino canino, ela é forte, larga e achatada, com muitas rugas e barbela abundante (pele solta) em volta do pescoço. Possui focinho chato e largo e orelhas pequenas em forma de triangulo portadas eretas. Possui aparência rustica e feroz, intimidando apenas por sua aparência.
A Criação brasileira da raça ainda está muito aquém da Europeia e nossos exemplares possuem peso médio de 70Kg, cabeça pequena, focinho longo e poucas rugas, porém a criação considera que a qualidade do plantel vem melhorando geração a geração.
Como todo cão de porte grande a displasia coxo- femural assombra a raça e infelizmente a criação nacional ainda não faz controle do mal, por isso eu recomendo muito cuidado na escolha do seu filhote e a exigência dos laudos dos pais, ou a compra fora do país para quem tiver essa opção.
Devido às suas excessivas rugas possui tendências a dermatites por isso é necessário que se tome muito cuidado com a secagem dos animais. Além disso as pálpebras caídas expõem a conjuntiva que merecem cuidado.
As cores permitidas são cinza, cinza chumbo e preto, marrom, fulvo e fulvo avermelhado, com algumas pequenas manchas brancas
no peito e na ponta dos dedos. Todas essas cores podem ser tigradas, porém os mais comuns são mesmo o Cinza, cinza chumbo e preto.
Curiosidade: Na série Harry Potter, o personagem Hagrid possui um cão chamado Canino, um Mastino Napolitano que o acompanha e faz guarda para o mesmo, apesar do mesmo, ser um pouco preguiçoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário