Fevale Pet Boutique & Salon

terça-feira, 28 de julho de 2015

Padarias Pet

Raphael Villa

As regalias gastrotômicas disponíveis para os nossos peludos são muitas, hoje em dia vão dos costumeiros ossinhos até coxinhas industrializadas feitas especialmente para os pets. Esse novo paladar, até um tanto delicado, fez com que a exigência dos donos crescesse e com isso o ramo de alimentação deu abertura a novos segmentos. Um em particular, do qual irei falar hoje, nos traz sabores doces e apetitosos, pelos menos para nós, os humanos, essa é a aparência.
Se você nunca viu ou imaginou algo assim, pode se preparar, o assunto de hoje são as PADARIAS PET ! Sim, elas produzem bolos para festas, muffins, tortas e outras guloseimas.
Bom, vocês já devem imaginar onde as pioneiras surgiram não é mesmo ?



A tendência surgiu com os nossos amigos americanos e logo virou notícia, por conta disso um conterrâneo nosso, Naelson Santos, inaugurou há 15 anos a The Dog Bakery (me desculpem os gateiros e gateiras de plantão, mas segundo o próprio Naelson, o paladar de nossos bichanos é mais refinado e nem sempre seus produtos os agradam tanto), situada em São Paulo.
Apesar de ser um dos poucos com espaço físico, ele não foi o único a empreender neste negócio. Várias padarias humanas oferecem um serviço de encomendas para produtos dedicados ao consumo dos animais, tudo para atender a demanda de seus clientes, que querem cada vez mais, trazer seu pet para dentro da nossa realidade.

Outro pessoal que serviu de inspiração para os moldes dessas padarias, foram nossos vizinhos colombianos, que além dos serviços de padaria ainda disponibilizavam de um banho e tosa conjunto !
Foi o que a, também, paulistana 
Vivian Pergola fez. Junto de sua irmã, abriram uma padaria, a Padocão, inspirada nos moldes colombianos, aliando seus serviços culinários a um spa para pets.
Outra que posso citar é a 
Gold Gourmet Pet para Cães e Gatos (pronto gateiros, essa vai para vocês !) que além de confeitaria, também possui um espaço de festas reservado para os mascotes, o aluguel do mesmo, inclui um kit festa que conta até com álbum de fotos da comemoração.
Já o cardápio é variado, em suma, todas incluem nas suas produções, biscoitos, tortas, bolos festivos, o famoso 'sonho' e também alguns quitutes salgados, como kibe, esfihas e waffles.
Guloseima servida na PadoCão
Vale ressaltar que todas as receitas das padarias, são feitas com ingredientes que não afetam a saúde dos animais - em alguns casos até ajudam - em sua maioria, produzidos com produtos integrais, frutas, legumes ou até mesmo frango e salmão e com acompanhamento (ou acompanhamento prévio) de um nutricionista especializado, garantindo que o pet aproveite da melhor forma possível desse agrado.

Mas como o assunto é mercado e já falamos sobre a tendência, termino esse texto com um trecho retirado da matéria do site do Estadão, sobre as padarias pet, para quem se interessa por esse ramo, a opinião/conselho, pode ser de grande valia:
  • " Para Tales Andreassi, que é coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVCenn) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), o mercado de animais de estimação tem espaço para inovações, sobretudo na área de produtos e serviços.O especialista, contudo, faz uma ressalva quanto à tendência de adaptar hábitos de consumo humanos. "Nem tudo é viável. Algumas ideias eu acho que até podem se tornar uma moda e obter certo sucesso. Mas, depois, isso pode perder força. É preciso avaliar muito bem o negócio antes", conta. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário