Fevale Pet Boutique & Salon

terça-feira, 7 de julho de 2015

Raphael Villa: Por dentro do assunto - Mercado Pet

O Mercado Pet no Brasil
 Raphael Villa


Quando eu, Raphael, e o Alexandre começamos o projeto do Blog, selecionamos alguns pontos em que gostaríamos de focar, como o Guia de Raças, dicas de saúde, eventos, Gatos e o Mercado Pet... Esses dois últimos demoraram um pouco para serem fixados por aqui, com nossa amiga Clecienne a Coluna Felina tomou vida e agora Eu irei guiá-los por dentro do mundo e das novidades do Mercado Pet.
Sejam bem vindos à minha coluna!!! 

Eu, como estudante de marketing, escuto muito pouco sobre esse assunto e também vejo muito pouco dele na mídia, sendo que este segmento já esta em ascensão faz algum tempo, gerando lucro, investimentos e empreendedorismo através do globo.
Você já parou pra pensar em quantos pet shops existem na sua cidade? Já imaginou o número deles em seu país? É muito provável que não...

O nosso Brasil segue uma tendência mundial em expansão do mercado pet, visto que nossos 106,2 milhões de bichinhos (dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – ABINPET) deixaram de ser apenas animais de estimação e passaram a fazer parte das famílias e para dar conta desse número, contamos com os singelos 33.811 pet shops (segundo o Instituto Pet Brasil – IPB) espalhados pelo país, incluindo empresas de pequeno, médio e grande porte.
Tudo isso para oferecer todo o tipo de regalia que essa nova população merece e em muitas vezes, necessita. Passamos então por setores essenciais, como banho e tosa (que engloba outros segmentos dentro deste mercado, como produtos de beleza, equipamentos, etc), medicamentos e alimentação e também pelos setores “menos importantes” onde iremos encontrar camas, cobertores, brinquedos, roupinhas mega produzidas e outros artigos fashionistas que fazem a cabeça das donas e donos mais extravagantes.

Essa realidade levou o Brasil ao 2º lugar do ranking mundial de faturamento do mercado pet, ficando atrás somente dos EUA, que carregam sozinhos a bagatela de 30% do faturamento global. Além disso, uma pesquisa realizada pela GS & MD Gouvêa de Souza, apresentou um comparativo entre o crescimento médio do mercado de varejo com o mercado pet. Segundo os números, enquanto o varejo cresceu 4%, o mercado Pet teve crescimento de 7,5%, comprovando ainda mais seu potencial.

Bom, e se em algum momento você chegou a pensar que esse segmento de mercado não gera lucro, a ABINPET afirma: Em 2014, o mercado pet brasileiro faturou 16,7 bilhões – sim, BILHÕES – de reais.
Melhor pensar de novo não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário