Fevale Pet Boutique & Salon

quarta-feira, 6 de maio de 2015

GUIA DE RAÇAS: MASTINO NAPOLETANO

O Mastino Napoletano é descendente direto do Molosso Romano, cão que acompanhava as tropas romanas na invasão da Europa. Com isso espalhou seus genes por todo o continente. Mesmo sendo um cão milenar caiu no esquecimento mas nunca deixou de ser criado na região de Napoles e foi reestruturado na região e recebeu o nome e padrão atual apenas em 1947, sendo reconhecido em 1949.
o gigante, pertencente ao grupo 2 da FCI, é robusto, extremamente forte e é um excelente cão de guarda.
Como todo cão de guarda requer um dono experiente, que saiba educar, tenha pulso firme e se imponha, porém que faça isso com carinho. Pelo seu porte e enorme força física é muito aconselhável que passe por um adestramento profissional de qualidade.
Cão corajoso e muito forte é praticamente impossível de ser contido ao receber uma ordem de ataque. Apesar da aparência sugerir o contrário é extremamente ágil e sua mordida pode facilmente partir ossos.
Um filhote nasce já com 500g e o padrão estipula que os adultos devem pesar por volta de 70Kg, porém é de consenso da criação mundial que os melhores exemplares estão bem acima desse peso. Na Italia, onde se encontra a melhor criação da raça os melhores exemplares tem em média 85Kg, alguns chegando aos 100Kg. Um adulto chega a comer até 4Kg de ração de qualidade por dia. 


É na cabeça que o Mastino tem sua característica mais marcante. Considerada a maior cabeça do reino canino, ela é forte, larga e achatada, com muitas rugas e barbela abundante (pele solta) em volta do pescoço. Possui focinho chato e largo e orelhas pequenas em forma de triangulo portadas eretas. Possui aparência rustica e feroz, intimidando apenas por sua aparência.
A Criação brasileira da raça ainda está muito aquém da Europeia e nossos exemplares possuem peso médio de 70Kg, cabeça pequena, focinho longo e poucas rugas, porém a criação considera que a qualidade do plantel vem melhorando geração a geração.
Como todo cão de porte grande a displasia coxo- femural assombra a raça e infelizmente a criação nacional ainda não faz controle do mal, por isso eu recomendo muito cuidado na escolha do seu filhote e a exigência dos laudos dos pais, ou a compra fora do país para quem tiver essa opção.
Devido às suas excessivas rugas possui tendências a dermatites por isso é necessário que se tome muito cuidado com a secagem dos animais. Além disso as pálpebras caídas expõem a conjuntiva que merecem cuidado.


As cores permitidas são cinza, cinza chumbo e preto, marrom, fulvo e fulvo avermelhado, com algumas pequenas manchas brancas
no peito e na ponta dos dedos. Todas essas cores podem ser tigradas, porém os mais comuns são mesmo o Cinza, cinza chumbo e preto.



Curiosidade: Na série Harry Potter, o personagem Hagrid possui um cão chamado Canino, um Mastino Napolitano que o acompanha e faz guarda para o mesmo, apesar do mesmo, ser um pouco preguiçoso. 



sexta-feira, 1 de maio de 2015

Os Cães Trabalhadores

Durante séculos o cão tem acompanhado o homem, oferecendo a sua ajuda e companheirismo. Por isso se considera, justamente, esse animal nobre como o “melhor amigo do homem.”
Desde tempos antigos os cães eram usados para executar tarefas de diversos trabalhos, tais como pastoreio, caça e segurança. Seu temperamento, comportamento e física foram desenvolvidos no decorrer do tempo de acordo com a função a ser executada. Mais tarde nas cortes reais,surgiu a ideia de usá-los como animais de estimação, moda que durou até hoje.
Atualmente os cães trabalhadores são treinados para tarefas específicas. Apesar de serem classificados de muitas maneiras, a principal delas é a que separa as raças de acordo com sua função.
Os cães de trabalho são usados para puxar trenós, salvar vidas, como cão de guarda, caça e defesa, entre outros.
Vejamos um pouco mais de detalhes das diversas funções que realizam os cães trabalhadores.

Cães de guarda e defesa:

São cães que têm características especiais de vigilância e proteção. O Dobermann, Boxer, Pastor Alemão e raças Rottweiler são ideais para atividades de segurança e defesa.



Cães de busca e salvamento:

Sua missão é salvar vidas. Eles são treinados para que possam localizar, escavar e identificar a localização de vítimas soterradas de uma catástrofe, sob os escombros ou neve, de forma que a equipe de resgate possa continuar com trabalho de resgate. Estima-se que um cão de salvamento pode fazer em 20 minutos o trabalho de dez horas de um grupo de socorristas.


Cães policiais:

É cada vez mais comum encontrar cães no trabalho policial. Eles são usados principalmente para detectar drogas e explosivos.
Os cães que fazem o trabalho policial são geralmente os que facilmente se adaptam a qualquer ambiente, possuem boa condição física e instintos de caça. Realizam seu trabalho entre 2 e 8 anos de vida.

Cães guia:

São uma preciosa ajuda para os deficientes visuais, uma vez que proporcionam segurança e autonomia.
Os cães guia não devem exceder a altura mediana para um fácil manuseio de seu dono, ser sociável e obediente. Geralmente é utilizado para este tipo trabalho raças como: o Labrador, Golden Retriever e Pastor Alemão.

Caçadores


Eles são criados para perseguir a presa. Os cães são geralmente de tamanho médio, corpo atlético e pelos curtos. Necessita de muito espaço para exercício, por isso nem sempre se adaptam à vida urbana. Eles são cães dóceis, mas com fortes instintos de caça. Entre elas podemos citar: os Hounds, os Setters, os Galgos e os Pointers.



Pastores:

Como os cães de caça, os pastores são uma categoria que tem sido usada durante séculos. Estes cães são treinados para controlar o movimento de bovinos, ovinos e equinos.
Existe uma grande diversidade de raças de cães pastores. Inicialmente, eles eram altos e fortes para fornecer proteção para os animais contra os lobos e ursos. Mais tarde começaram a ser usadas as raças menores, porém mais ágeis.
Atualmente este tipo de cães incluem: o pastor alemão, pastor suíço, pastor australiano, boiadeiro australiano, boiadeiro de bernês, o border collie e collie, e são usados também como cães de companhia ou cães de exposição. 
Seja qual for o trabalho realizado pelos cães, eles provaram ao longo dos anos, serem excelentes trabalhadores, auxiliando o homem nas mais diversas funções, mas principalmente, que podem ser a companhia perfeita.
Adaptação livre da internet