Fevale Pet Boutique & Salon

quarta-feira, 1 de abril de 2015

GUIA DE RAÇAS: PASTOR ALEMÃO

O Pastor Alemão é, sem sobra de duvidas, um dos cães mais completos que existe. Inicialmente criado para o pastoreio, tornou-se um dos melhores e mais utilizados cães de guarda de todo o mundo. Protetor e Guardião nato, mesmo sem treinamento não exige um dono experiente pois não costuma se impor e testar frequentemente os donos.
Extremamente inteligente, ocupa a 3ª posição no rank
ing de “A Inteligência dos Cães” de Stanley Coren, sua grande força física e disposição a agradar seu dono faz do Pastor Alemão o cão mais utilizado na guarda em todo o mundo, tanto por particulares, como por empresas de segurança, policia e exército.
Mas o P.A é ainda mais que isso, extremamente dócil e companheiro (com sua família) é umas das raças que serve tanto para quintal como para dentro de casa. Quem tem um P.A tem um cão pastor, um cão de guarda, um grande companheiro para ficar deitado ao seu lado ou praticar esportes.
A raça é tão versátil que é também muito utilizado como cão guia e cão terapeuta . Além disso tem muita paciência e energia para acompanhar a brincadeira das crianças.
O P.A exerce a chamada guarda de porta, ou seja, costuma se alojar próximo a seus donos ou à entrada principal da casa e sempre atento sai para rondas apenas quando nota ou houve algo suspeito, seu objetivo principal é sempre proteger seus donos. Mesmo não sendo um cão barulhento, desses que latem por qualquer coisa, costuma latir para dar o aviso e afugentar o invasor, mas não se intimida e se não atendido ataca com força, velocidade e voracidade. Muito corajoso e incorruptível não hesita em arriscar a própria vida para defender seu lar.
Realmente fica difícil apontar uma outra raça tão versátil como essa.
A história do Pastor Alemão começa no século X, aparecendo na no vale de Munter, na Alemanha, do cruzamento entre lobos locais e cães escoceses levados para a região por monges que ali se instalaram. 


No final dos anos 1800 o capitão da cavalaria Max Von Stephanitz apaixonou-se por esses cães e resolveu começar uma criação selecionada. Nascia assim o Pastor Alemão que conhecemos hoje, o qual foi classificado por Max Von Stephanitz como “cão de utilidade”. Em 1988 Max Von Stephanitz criou o WUSV (União Mundial do Pastor Alemão), clube que dita os rumos da criação mundial do PA até hoje e entre outras coisas é o maior clube cinófilo do mundo para uma só raça.
A raça é uma das poucas no mundo que possui regras próprias, e rígidas, para sua criação. Para a emissão do pedigree de um filhote de outras raças, basta que seus pais também tenham pedigree, já para um filhote de P.A possuir pedigree seus pais tem de passar por várias provas que o autorizem a acasalar. Ainda de acordo com a avaliação dos juízes nessas provas ele pode receber níveis diferentes de autorização para acasalamento, que vão desde autorização para uma cruza na vida até autorizações permanentes.
O P.A para receber a autorização para acasalamento deve possuir CAR (certificado de autenticidade de raça), ser submetido a avaliação de temperamento, prova de tiro e prova de defesa. Ter no mínimo 24 meses para machos e 18 meses para fêmeas. Os filhotes recebem uma tatuagem na orelha direita como identificação de sua linhagem e origem. Através dessa identificação em qualquer clube de P.A no mundo você pode verificar toda a linhagem desse cão.


Infelizmente mesmo com toda essa rigidez na criação, o Laudo de displasia coxo-femural é tratado apenas como desejável, não sendo obrigatório. Infelizmente, pois a displasia é um mal que assola a raça e como o P.A é um cão forte e pesado, ela costuma deixar graves sequelas nos animais que desenvolvem essa doença e por isso deve ser rigidamente controlada. Um fato importante nesse controle é que cães que queiram participar do Sieger Show da Alemanha (competição mais importante do mundo para a raça) devem obrigatoriamente apresentar o Laudo livre de displasia.
Cão de porte médio-grande, forte e musculoso, pode chegar a 65cm e 40Kg, portando preferencialmente as orelhas em pé (sem necessidade de cirurgia). Sua pelagem pode ser curta (mais comum) ou longa tendo coloração preta ou cinza unicolor e Preta com marcas marrom avermelhado, marrom e amarelo ou cinza. Mascara e manto pretos. O Pastor Branco, apesar da semelhança física não é um Pastor Alemão, é na verdade um Pastor Suíço e tratado como uma raça a parte.

Além de todos os predicados da raça, ela ainda ganhou mais popularidade quando em 1923 a Warner Brothers lançou “Where The North Begins”, estrelando Rin Tin Tin, um P.A que foi salvo junto com sua mãe e 4 irmão de um canil Francês bombardeado na primeira guerra mundial. Rin Tin Tin estrelou 22 filmes e foi responsável por salvar a Warner da falência. Além disso Rin Tin Tin deixou também 4 filhos atores que estrelaram diversos outros filmes da Warner.
Aproveitando-se da enorme popularidade dos filmes de Rin Tin Tin, foi lançada na década de 50 a série de grande sucesso mundial “As aventuras de Rin Tin Tin” que narrava as aventuras desse fantástico Pastor Alemão e seu amigo o Cabo Rusty, um garoto que vivia no forte apache com uma unidade de cavalaria no século XIX. O cão que estrelou a série era descendente direto do Rin Tin Tin original e a linhagem de Rin Tin Tin é até hoje preservada por Daphne Hereford, neta de Lee Duncan, soldado americano que resgatou Rin Tin Tin no canil bombardeado.
No brasil também tivemos um P.A fazendo grande sucesso na televisão. Na pele de “Lobo”, parceiro de aventuras do “Vigilante Rodoviário”, série brasileira da década de 60.

Este é o Pastor Alemão, cão forte, inteligente, paciente e muito obediente. É um dos poucos cães de guarda que não requerem a mão firme de um dono experiente, servindo a quase todos os perfis de donos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário