Fevale Pet Boutique & Salon

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Adoção com Criatividade !

Raphael Villa

Não é de hoje que eles vem fazendo sucesso e conquistando cada vez mais a afeição e o coração das pessoas. Nossos cães e gatos sem raça definida, ou simplesmente, os vira-latas vem se tornando cada dia mais populares. Rejeitados por muitos, os vira-latas carregam consigo grandes histórias, seja pelos males que sofreram ou então na própria história mundial. Pode ser que você não se lembre - ou até mesmo não saiba - mas o primeiro ser vivo a orbitar a Terra foi uma SRD russa, chamada Laika. Resgatada da rua aos dois anos, ela foi a estrela a bordo da Sputnik 2 e infelizmente faleceu horas após a decolagem, marco esse que fez seu nome ficar para sempre na história, do mundo e dos animais.


Mas voltando ao presente, diariamente presenciamos casos de maus tratos e abandono desses pequenos, o que leva a um enorme esforço e trabalho dos Protetores que lutam para que estes encontrem um bom lar e tenham uma vida plena e feliz.
Com o advento da Internet e das redes sociais, cada vez mais vemos novas alternativas para a conscientização sobre maus tratos e principalmente da adoção responsável. Além de termos as Celebridades Vira-Latas, como a Estopinha, companheira fiel do adestrador Alexandre Rossi, o Café Prejuízo  e o Cupcake, o cãozinho de duas patas, existem pessoas com os mais diversos projetos que levam a adoção responsável de cães e gatos ou então auxiliam no bem-estar dos mesmos.

Vamos começar falando de um projeto já citado na coluna da Clecienne [1], o Celebridade Vira-Lata. Coordenado pela Lulli Sarraf, o projeto lança todo ano um calendário com foco nos SRD e toda a verba das vendas é revertida para eles. O projeto viabiliza, com essa renda, mutirões de castração de cães e gatos carentes, sejam em comunidades ou até mesmo ONG's parceiras.
Para saber mais sobre o projeto e como ajudar, é só acessar o Site  ou acompanhar o Facebook.

Outro projeto, e diga-se de passagem bem criativo, foi o criado pela Cervejaria Bamberg em parceria com a agência SEÑORES e a ONG Adote um Focinho. O Cerveja Sem Dono surgiu depois de uma declaração do cantor Zeca Pagodinho:

"Sempre que fico bêbado no shopping eu compro um cachorro."

A campanha já conta com quatro cãezinhos estampando as garrafas de cerveja que podem ser encontradas em qualquer ponto de vendas da Cervejaria Bamberg ou pelo Site Oficial. Os cães das garrafas estão disponíveis para adoção, assim como outros mais de 100 na ONG Adote Um Focinho.


Outra incrível campanha, foi a criada pela agência NBS com a ONG Quatro Patinhas, que gerou o projeto Animais Valiosos. Com o intuito de mostrar que não existe diferença entre cães de raça ou os srd, foi criada uma ação juntamente com um pet shop, onde os cãezinhos de raça que estavam para exposição foram trocados por vira-latinhas, isso tudo, claro, sem avisar os clientes. O mais impressionante era a reação das pessoas ao descobrirem que poderiam adquirir o cãozinho DE GRAÇA e tudo isso foi registrado por câmeras escondidas instaladas no Pet.
Confira o vídeo:

“No final das contas, o que vale é a empatia entre a pessoa e o animal, não faz diferença se o animal é de raça ou sem raça, o que vale mesmo é o amor que vai rolar entre a pessoa que está no pet shop e o bichinho que está ali na vitrine”,
Palavras de Christianne Duarte, Presidente e
Fundadora da Associação Quatro Patinhas.

O projeto continua em aberto e qualquer Pet que se interessar em ceder suas vitrines pode acessar o site: http://animaisvaliosos.com.br/ e seguir as instruções !!

Para os nossos bichanos, contamos com a ONG Adote Um Gatinho. O site da ONG é completo ! Lá você pode conferir matérias sobre os mais diversos assuntos, além de poder visitar a lojinha, participar das rifas disponíveis, conhecer os gatinhos e as adoções especiais. Pra completar, o site disponibiliza boletins informativos com os resgates e doações atualizados e uma aba de PRESTAÇÃO DE CONTAS, que conta com todos os dados de uso das doações recebidas pela ONG. Vale a pena dar uma olhada:
Site;
Facebook

A ONG ResGatinhos leva a mesma "pegada" da AUG e também conta com um site completo para você que queira adotar um gatinho, mas, lembrando que você tem que ser da região, pois a ONG atua na cidade de Campinas, desde 2011, resgatando e dando uma nova perspectiva de vida para quem já sofreu os horrores da rua. No site você pode preencher um formulário de adoção e conhecer os gatinhos disponíveis além de conferir dicas, conhecer os parceiros e ajudar os protetores.
Site;
Facebook.

O Projeto Segunda Chance, que nasceu no ano de 2003, também tem seus atributos. O site da ONG conta com blog, antes e depois das adoções, lojinha virtual e uma aba de homenagens as estrelinhas de quatro patas. O Projeto também realiza feiras super interativas, com variados produtos que podem ser adquiridos e tem sua verba revertida para as ações da ONG. Não precisa dizer muito, o nome já é auto-explicativo, mas a ONG tem como foco casos e situações de abandono.


Projetos legais também surgem da união de fotógrafos e seu amor pelos animais. O casal Luana Wirth (fotógrafa) e Fernando Blum (publicitário), em uma tentativa de sair do comum e ajudar aqueles que precisam, criaram o projeto Cativa, que por meio de fotos criativas visa otimizar a adoção dos SRD. A maioria dos animais clicados pelo projeto passou pelas mais diversas provações e dificuldades, mas nunca deixaram seu charme de lado, o que sempre resulta em ótimas - e fofas - fotografias, que derretem os corações dos possíveis adotantes.

Pedrita, cadelinha de 2 anos resgatada das ruas e adotada !

Outro projeto bem legal foi o criado pelo fotógrafo
Edu Leporo, que apresentou a pouco tempo, no MOM  a mostra 'MRSC' (Moradores de Rua e Seus Cães) que conta com fotografias e histórias de amor entre moradores de rua e seus amigos de quatro patas. Toda a verba adquirida com a venda das obras foi revertida para projetos de castração e campanhas de vacinação. Além disso, o fotógrafo pretende lançar um livro com as fotos e iniciou uma campanha de financiamento coletivo. Doações podem ser feitas através deste link: https://www.startando.com.br/livromrsc. Cotas a partir de $20,00 geram doação de 1kg de ração por contribuinte.


Foto da mostra MRSC

Bom, existem muitos outros projetos e ONG's com trabalhos legais e é certo que eu poderia passar horas escrevendo sobre isso. O legal disso tudo é ver que temos muitas pessoas engajadas na causa animal e muitas delas usam a criatividade e se empenham para que todos os animais tenham a chance de viver alegres e felizes em lares amáveis. Sejam de raça ou sem raça definida, o importante é compartilhar o amor.
E se você conhece algum projeto ou ONG bacana, não deixe de divulga-lo, deixe o nome ou um link de referência aqui nos comentários !


Agradecimentos especiais a Clecienne Giacomin que contribuiu com ideias valiosíssimas para a composição dessa matéria. Obrigado !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário