Fevale Pet Boutique & Salon

quarta-feira, 29 de abril de 2015

GUIA DE RAÇAS: DÁLMATA

A origem do Dálmata é baseada em suposições. Através de ilustrações descobertas nos túmulos dos antigos Faraós e através de pinturas, no período entre os séculos XVI a XVIII, pode-se pensar que o Dálmata existiu milhares de anos atrás. Crônicas de igrejas do século XIV e do ano de 1719 sugerem,definitivamente, que a raça é originária da região do Mediterrâneo e especialmente próxima à costa de Dalmácia.
De certo, sabe-se que a origem da raça foi atribuída à nação européia e que seus exemplares foram utilizados para guardar estábulos e escoltar carruagens, capaz de grande resistência e velocidade.O dálmata é um cão bem balanceado, distintamente pintado, forte,musculoso e ativo. Simétrico em suas linhas externas, sem ser grosseiro e sem hipertrofia muscular.Podem atingir os 62cm e pesar 30kg é considerado um cão de porte médio a grande. 



Sua pelagem é curta, lisa e varia nas cores branca e preta ou branca e fígado, sempre em pintas. Por ter um alto grau de atividade é indicado para famílias que tenham crianças ou pessoas que praticam esportes como corrida e ciclismo.
A raça se adapta bem em casas com quintal ou até em apartamentos (desde que sejam feitos passeios diários).Apesar de ter pêlos curtos deve-se fazer a escovação pelo menos uma vez na semana, para que haja a retirada de pêlos mortos e distribuir o óleo da pele no pêlo.Um dálmata aprende rápido, mas para que seja educado quando adulto deve-se iniciar o treinamento o mais cedo o possível.

Entre os principais problemas de saúde que podem acometer esta raça está surdez e pré-disposição a cálculos renais.
Ambos são problemas genéticos e podem ser contornados buscando um bom criador que dará garantias quanto à saúde e a problemas genéticos.



Nos EUA a raça fazia parte das equipes nas viaturas dos Bombeiros e tornou-se o mascote oficial da corporação
O Filme 101 Dálmatas, lançado pela Disney em 1996 popularizou a raça, principalmente na época de seu lançamento.



Texto por Ana Luiza Bernardelli, proprietária do Canil Stars Of Midnight, Rio de Janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário