Fevale Pet Boutique & Salon

quarta-feira, 8 de abril de 2015

GUIA DE RAÇAS: WEIMARANER

Cão de aponte de porte médio, o Weimaraner é provavelmente a raça de aponte mais antiga da Alemanha. O mais aceito é que ele seja descendente do extinto Braco de St. Hubert, que foi levado para a região de Weimar, na Alemanha, por franceses e ingleses, onde, inicialmente, começou a ser cruzado por caçadores e guardas florestais.
Por volta de 1890 começou a ser criado com critério e buscando o desenvolvimento de uma nova raça e em 1896 foi escrito pela primeira vez em um livro de registro. Assim nascia o Weimaraner.
Em 1940 desembarcaram os primeiros exemplares nos EUA e em 1952 a raça chegou ao Brasil.
Ocupa a 21ª posição na lista de "A Inteligência dos Animais" de Stanley Coren. Trata-se de uma raça versátil, sendo utilizada até mesmo para guarda, apesar de nunca exercer de forma agressiva.
Muito fácil de ser adestrado, é um cão dócil, pouco agitado e muito disposto a trabalhar. Além disso, é boa companhia, porém não é daqueles que fica grudado ao dono o tempo todo.
Possuidor de um excelente faro é um cão que também apresenta aptidão aos esportes, principalmente os aquáticos, uma vez que nada muito bem.
Poucas pessoas sabem, mas além da variedade "pelo curto" a raça também possui a variedade "pelo longo", pouco conhecida comercialmente mas com exatamente as mesmas características de sua outra variedade, com exceção feita justamente ao comprimento do pelo.
O "pelo longo" pode inclusive nascer do cruzamento de dois "pelos curtos" (aproximadamente 1/3 dos Weimaraners nasce "pelo longo"), porém em hipótese alguma pode-se cruzar exemplares de pelagens diferentes.

A raça pode variar de 57cm a 70cm e de 25kg a 40kg, sendo que os machos são nitidamente maiores que as fêmeas. A única cor permitida é o cinza, nas variações: Prata, Corça ou Rato.

Por Alexandre Arruda: "Esse texto é em homenagem à "Najinha", uma cadela Weimaraner que viveu por 12 anos com a família de minha esposa. Presente para um filho que era apaixonado pela raça.
Naja partiu no dia 02/01/13 aos 12 anos de idade. Uma cadela com uma força de viver como poucas vezes eu vi. Força essa que superou por diversas vezes a vontade da doença leva-la embora. Acometida por uma diabetes devastadora, ainda em seus tenros 6 anos de idade, ficou cega muita nova e por inúmeras vezes foi desacreditada por veterinários que insistiam em indicar o sacrifício dela. Mas, a Drª Augusta sempre acreditou na força dessa guerreira e foi primordial, junto com a Luzia, nessa luta diária pela vida que ela enfrentou nos últimos 6 anos. Najinha viveu bons 6 anos, forte, alegre e ativa. Mesmo com as limitações impostas pela doença e cegueira, nunca se entregou e foi muito feliz até o último dia. Até para descansar foi guerreira, se foi apenas após a passagem das festas, não querendo estragar com a tristeza as comemorações da família. Descansou como devem descansar os heróis, os justos e vencedores...Se foi dormindo na tranquilidade de seu sono, sem dores e sem sofrimento, assim como devem ir todos os heróis após anos de batalha."





Padrão Oficial da Raça

Um comentário:

  1. Que lindos!
    Nossa essa raça é mesmo muito bonita.
    O weimaraner cinza então é de uma boniteza exepcional.
    Andei lendo bem aqui várias coisas sobre a raça e apaixonei.

    ResponderExcluir