Fevale Pet Boutique & Salon

quarta-feira, 15 de abril de 2015

GUIA DE RAÇAS: BERNESE MOUNTAIN DOG


O Bernese é uma raça originaria da Suíça, onde era utilizado como pastor de gado, guarda
e cão de tração. Originalmente chamado de Dürrbächler, nome do lugarejo e do albergue de Dürrbäch, próximo a Riggisberg, onde era extremamente númeroso. As características da raça foram fixadas no inicio dos nos de 1900 quando os primeiros exemplares começaram a aparecer em exposições.
Trata-se de um cão de porte médio para grande (58 a 70cm e peso em torno de 40Kg). Pelagem longa, ondulada porem sem ser áspera ou crespa. Tricolor (manto preto com branco e ferrugem). O ideal é que o branco em volta do focinho aparente uma ferradura e o branco do peito forma a cruz suíça.
De temperamento dócil, amável e fiel, o Bernese não pode ser agressivo ou tímido. Tem grande tolerância com crianças e aceita suas brincadeiras com disposição.
Inicialmente criado como cão de Rebanho, guarda (intimida pelo seu tamanho uma vez que seu temperamento dócil não serve para guarda) e tração nas fazendas suíças hoje é utilizado praticamente apenas como cão de família.
A raça precisa de espaço para se exercitar e depende da companhia da família ou de outro cão para se sentir feliz, portanto não serve para apartamentos e famílias que ficam fora o dia todo ou donos que queiram cães de quintal ou canil.

A sua pelagem apesar de manter-se limpa com certa facilidade, depende de escovação semanal para retirada de pelos mortos e para se manter bonita e saudável.
A raça sofre bastante com o mal da displasia¹, tanto a coxofemoral quanto a de cotovelo e isso torna ainda mais importante a boa escolha do filhote.
Por ser uma raça muito bonita,chamativa e dócil o Bernese a cada dia ganha mais fãs, porém não é um cão para todos, devido a seu porte, necessidade de espaço e dedicação requer donos preparados para recebe-los e cria-los adequadamente.


¹:
doença ortopédica hereditária caracterizada pela má formação articular.

Um comentário:

  1. Nossa, eu não sabia que o nome dessa raça era esse, Bernese Mountain, interessante!
    Li muita coisa dessa raça neste site aqui. Sua origem, personalidade, caracteristicas e muito mais. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir